Alianças de Casamento – História e Simbolismo

Um símbolo do casamento juntamente com as alianças de casamento representam a união e compromisso dos cônjuges para a vida. Como tal, a aliança de casamento é certamente o mais famoso e simbólica peça de joia.

A alianças de casamento e o anel do amor. Mas onde é que esta tradição de usar um anel vem, e por que é, na maioria das culturas ocidentais, usado no dedo anelar esquerdo? Quais são os outros simbolismos da alianças de casamento? Vamos descobrir isso hoje, através de sua história e suas origens.

Um anel de casamento (ou alianças de casamento ) é de ouro, mas também pode ser de prata ou platina e é símbolo da união contratada pelo casamento de duas pessoas.

A troca de anéis é um momento crucial da cerimônia de casamento compartilhada pelo casal e seus convidados. A alianças de casamento representa a promessa de amor , lealdade e compromisso.

Tradicionalmente, ele pode ser gravado com uma inscrição indicando a data do dia do casamento e / ou nomes dos cônjuges.

 

Origens e simbolismo da alianças de casamento

O anel é um objeto que tem muitos significados e é um símbolo do infinito e completude, um símbolo de proteção, mas também de autoridade e propriedade. é finalmente, um símbolo de reconhecimento.

O anel, por meio de sua forma representa tanto o infinito e a totalidade. Por milênios, este é verdadeiramente o significado que foi atribuído ao símbolo do círculo. O anel não tem começo e nem fim, por isso é infinito.

O centro do círculo destina-se a representar uma porta, uma saída que leva a eventos conhecidos ou desconhecidos é o símbolo do destino e portanto, representa a vontade do infinito amor, total e inquebrável.

Ele não se destina a ser destruído, as primeiras alianças eram feitas de marfim ou couro e tornou-se ao longo dos séculos cada vez mais e mais valiosa, sendo forjada com ferro,  em seguida, com prata até chegar ao ouro.

As alianças de casamento Bizantina representam cristo que une a noiva e o noivo e no antigo Egito, de onde as alianças se originaram representava o sol, grande símbolo de adoração.

 

A história e crenças que levam a usar as alianças de casamento no dedo anelar da mão esquerda

Uma vez que era o sinal de Rá, o deus-sol. Com as invasões gregas em 332 AC as alianças de casamento tomaram um lugar especial. Os gregos estavam convencidos de que uma veia (ou nervo) que passava do coração até o dedo anelar da mão esquerda . Nós encontramos menção a esta veia como o vena amoris (a “veia do amor”, em latim), que mostra a importância que tinha no espírito o responsável pelo sentimento do amor.

Para proteger o amor, e garantir o casamento, era absolutamente necessário proteger esta veia, por isso, pode ser um símbolo de proteção, o sentimento de amor a mulher e ao marido. Mas não podemos esquecer que o anel é um objeto que para ambos e era confeccionadas em ferro imantado, o que faria com que os corações dos noivos ficassem para sempre conectados.

Deixe seu comentário ou sugestão